Referências Orientais em Jigoku Shoujo

Edit Posted by with No comments

         Jigoku Shoujo (A Menina do Inferno) é uma animação japonesa que foi exibida inicialmente entre os anos de 2005 e 2006 naquelas bandas orientais. Voltado para um público mais adulto, o anime possui um enredo simples: ele conta a história de Enma Ai, uma menina que realiza pedidos de vingança feitos através de seu web site, o Jigoku Tsuushin (Correspondência do Inferno), enviando o objeto do ódio de seu solicitante diretamente para o inferno. No entanto, quando se amaldiçoa uma pessoa, duas sepulturas são cavadas: a pessoa que fez o pedido também irá para o inferno, mas apenas quando ela morrer.     


  Enma Ai e o Senhor do Inferno  espírito da menina Ai, que foi sacrificada pelos moradores de seu vilarejo ao kami da montanha local para fazer prosperar a colheita. A menina, depois de morrer, coloca fogo na aldeia, matando todos os seus moradores. Ao chegar no inferno, ela recebe o nome de Enma Ai do Senhor do Inferno, que assume a forma de uma aranha, e a missão de conduzir para lá as almas das pessoas amaldiçoadas.

Por ter tido uma morte violenta, Ai se torna um Onryou, um tipo deYuurei, um espírito vingativo que busca causar danos físicos às pessoas, e que pode ocasionar a morte de suas vítimas. Em nenhum momento da série, o nome de Enmadaioh é mencionado. Fala-se apenas do Senhor do Infernomas o nome recebido por Ai o denuncia.Enmadaioh é um dos Dez Juízes do Inferno budista. Ao longo do sincretismo oriental, o Grande Rei Enma foi considerado o Senhor do Inferno, sendo figura recorrente em várias produções orientais.
                                                   
        

  Wanyuudou – Wanyuudou era um humano que dirigia uma carroça que caiu num penhasco com seus passageiros. Seu espírito ficou preso à roda da carroça e tornou-se um youkai que assustava as pessoas até ser encontrado por Enma Ai.

 O personagem Wanyuudou foi inspirado no youkai Wanyuudou, que é uma roda flamejante com um rosto humano.
         
        Ichimoru Ken – Ichimoru Ken era um Tsukumogami, um objeto que após 100 anos de existência se torna um youkai. No caso de Ichimoru Ken, ele era uma espada que muitos donos teve e muitas pessoas matou.
Como o próprio anime conta em um de seus episódios, Tsukumogami é um tipo de criatura sobrenatural criada a partir de objetos inanimados, após 100 anos de existência dos mesmos.
  Hone Onna – Hone Onna era uma mulher chamada Tsuyu, que foi vendida como prostituta pelo homem que a amava. Mais tarde, quando tentou fugir do bordel no qual morava, ela foi assassinada. Seu corpo foi largado num rio, até que encontrou esqueletos e almas de outras mulheres que provavelmente passaram por uma situação parecida. Os espíritos se fundiram, dando origem à youkai Hone Onna. 
Não existe uma youkai chamada Hone Onna. Esta personagem foi inspirada nas youkais “onna”, seres com aparência feminina que recebem como nome a sua característica principal acrescida do sufixo “onna”, que significa “mulher”.  “Hone” significa “osso”, o que faz da personagem Hone Onna a “mulher osso”, em alusão aos esqueletos das mulheres que lhe deram origem, e à forma de esqueleto que assume para assustar as pessoas.

   Boneco de Palha – Para realizar os acordos de vinganças com as pessoas que as solicitam, Enma Ai se utiliza de um boneco de palha com um cordão vermelho amarrado em seu pescoço. Quando as pessoas se decidirem por fazer o acordo com Ai, elas devem puxar o cordão.
O cordão vermelho foi criação do anime, mas o boneco de palha para amaldiçoar pessoas realmente existe. Ele faz parte de um antigo ritual que consiste em pregar um boneco de palha de arroz em uma árvore sagrada de um templo xintoísta, entre a 1 e as 3 horas da manhã. Ele era realizado tanto para fazer um pedido como para amaldiçoar pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário